sábado, 17 de setembro de 2011

Programação 22 a 24 Setembro/2011

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Setembro / 2011

às 20:30 hs

Plano Sequência
Música / Arte / Experimentações


Plano Sequência consiste em encontros de conversas e apresentações durante todas as quintas, sextas e sábados deste mês de setembro com o intuito de difundir pesquisa, reflexão e ação acerca da música experimental e da arte sonora. Os encontros de conversas estarão focados em referências e contextos históricos, globais e locais. As apresentações serão realizadas por músicos e artistas visuais.
Para a ocasião será publicado um zine com textos de teóricos e críticos de arte e de música, além de imagens de obras de artistas convidados. Esta publicação será vendida como início de uma campanha de apoio colaborativo ao Plano B Lapa.
O evento surge para comemorar a criação da Associação Cultural Plano B Lapa que se estabelece dessa forma visando o fomento da cena de experimentações em música e arte contemporânea na cidade do Rio.

O evento surge para comemorar a criação da Associação Cultural Plano B Lapa que se estabelece dessa forma visando o fomento da cena de experimentações em música e arte contemporânea na cidade do Rio de Janeiro.

Idealização: Beatriz Lemos
Curadoria: Beatriz Lemos e Fernando Torres
Produção: Fátima Lopes

******************************************

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Quinta-feira, 22/09

às 20:30 hs

“Transbordamento de fronteiras entre linguagens, estimulado pelo encontro das artes visuais, cinema e música”

Alex Hamburger e
Christian Caselli
e uma provável participação especial do sempre imprevisível
Nilson Primitivo
mediação de Tiago Rubini



Alex Hamburger
Desde o início das suas atividades, nos anos 80, teve seus interesses e preocupações voltados para as possibilidades interativas, de fusão e entrecruzamento disciplinar,tomando a experiência poética como ponto de partida e desenvolvendo ao longo dos anos 80, 90 e 00 trabalhos de Poesia Visual e Sonora, Poemas Objeto, Livros-de-artista, performances, instalações, etc., tendo contribuído de forma decisiva para um melhor
entendimento e aceitação dessas novas técnicas de expressão, ainda incipientes no circuito carioca dos anos 80. Realizou diversas exposições coletivas e individuais ao
longo desse período, podendo se destacar: “Brasil: segni d’arte”, no contexto da Bienal de Veneza, 1993; “Livrobjetos”, Galeria Saramenha, 1991; “Poemobjeto”, EAV - Parque Lage, 1990; “Eletropoesia”, Galeria Candido Mendes, 1988; além de ter criado em torno de 30 trabalhos em arte-performance, alguns em parceria com a artista plástica Márcia X. com quem desenvolveu uma profícua parceria por 7 anos. Publicou 4 livros de poesia experimental e 2 CDs de poesia sonora, alguns deles figurando em destacados acervos de instituições de arte contemporânea como a Printed Matter Bookstore - Nova Iorque, Compendium of Contemporary Fine Prints – Hamburgo, Alemanha, etc.


Christian Caselli
Tem se destacado no audiovisual alternativo carioca por sua produção acelerada: fez direção, roteiro e edição de cerca de 30 clipes e curtas de baixo orçamento. Seu filme mais conhecido é O PARADOXO DA ESPERA DO ÔNIBUS, com mais de 450 mil acessos no Youtube, selecionado em cerca de 12 festivais e vencedor de 4 prêmios. Atualmente seu vídeo mais assistido é o doc PROIBIDO PARAR.
Outros prêmios: "Este Documentário" (Estímulo do Júri - Gramado Cine Vídeo 2003), "Automusic" (Edição no FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul 2005) e "Baiestorf: filmes de sangueira e mulher pelada" (Diretor e Contribuição à Linguagem Cinematográfica, no Recine 2006; Melhor Filme na 1ª Mostra de Cinema de Pitangui), "Suzy Brasil, a Deusa da Penha Circular" (melhor edição - Festival Guarnicê)
Ganhou sessões retrospectivas em festivais como os de SP, de Belo Horizonte, de Londrina, Festival Brasileiro de Cinema Universitário, Curta Santos, Trash (GO), além do programa "À meia-noite com Christian Caselli", em Santa Maria da Feira (Portugal).
Trabalha na Mostra do Filme Livre (RJ) e no projeto Maranhão na Tela (MA), onde atua como professor de vídeo, artista videográfico (making ofs, vinhetas etc) e curador de curtas e longas-metragens. Além dos citados eventos, também deu oficinas em Cuiabá, Goiânia, no interior do Estado do Rio de Janeiro (2010, em três cidades pelo Projeto Cinema para Todos) e Bahia (projeto Minicurtas, em 4 cidades).
Como fotógrafo, é realizador da exposição Foto-celular (ver www.foto-celular.com), onde projetou em 2010 mais de 500 fotos de seu acervo no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (Rio - RJ) e no Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza - CE).

Tiago Rubini
É militante, produtor cultural, DJ e produtor de música eletrônica. Desenvolve pesquisa relacionada a linguagem musical e questões de gênero sexual. Como método, opta pela vertente queer. É aluno do departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, membro do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação ( LabCULT.blogspot.com ), trabalha como supervisor nas edições cariocas do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) e lançou o EP Bora Hang ( tiago.bandcamp.com ).

******************************************

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Sexta-feira, 23/09

às 20:30 hs

Ricardo Basbaum + Filix Jair, Lucas Pires e Bruno Jacomino


Ricardo Basbaum
Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Artista, escritor, crítico e curador. Trabalha em torno das relações sociais e interpessoais, desenvolvendo uma abordagem comunicativa para impulsionar a circulação de ações e formas. Com diagramas, desenhos, textos e instalações cria dispositivos interativos nos quais a experiência pessoal e individual dos participantes desempenha papel relevante. Expõe regularmente desde 1981, tendo realizado diversas exposições e projetos, no Brasil e no exterior. Autor de Além da pureza visual (Zouk, 2007). Profesor do Instituto de Artes UERJ e da Faculdade Santa Marcelina (São Paulo).


Filix Jair
Realizador de experiências sonoras e musicais, com atuação irregular; compositor e multiagente, autor de um número igual de sucessos e fracassos. Iniciou percurso como letrista nos anos 80, formando a dupla Nando&Filix (“Gota de óleo”, “Quero gritar teu nome”). Colaborou com Heurico Fidélis em algumas canções, que se somaram ao seu repertório inédito. Aparições fugazes ocorreram nos últimos anos (Rés do Chão, 2002), sendo raras as apresentações ao vivo. Manifesta interesse por experimentações diversas no âmbito das sonoridades. Desde 2003 mantém o blog www.filixjair.blogspot.com

Bruno Jacomino
Bruno Jacomino (1980) é artista, nasceu e reside no Rio de Janeiro. Graduado em Escultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudou desenho na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e integra a equipe de arte educadores do Oi Futuro-RJ. Atualmente é bolsista do Programa de Aprofundamentos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage/RJ. Se interessa por eletrônica, áudio, vídeo, fotografia e escultura.

Lucas Pires
É é designer e vem fazendo experimentos sonoros desde 1999. Atualmente medita em loops gravados em fita cassete sob o efeito de filmes vhs mofados.

******************************************

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Sábado, 24/09

às 20:30 hs

Nadam Guerra + San Ima

San Ima
Dupla musical que vêm de longe, trazendo um electro-beat e algo a dizer. A vocalista PT12 canta em inglês e português, enquanto Aretchan controla as batidas (do coração) e os teclados.

http://www.myspace.com/san.ima

Nadam Guerra
Nasceu em 1977 no Rio de Janeiro. Constrói obra multidisciplinar unindo as artes visuais a dança, teatro, vídeo, poesia, pois acredita que todas as artes são uma só.
Ganhou o Prêmio Projéteis da FUNARTE (2006), menção honrosa no festival Art.mov (MG) e o Prêmio Ornitorrinco de Poesia do Cep 20.000.
Entre os lugares onde já se apresentou: Interferências Urbanas (RJ); Panorama de Dança (RJ), Oi Futuro(RJ), Espaço Sesc(RJ); Cinemateca do MAM (RJ), Fórum Cultural Mundial (SP); Jornadas de Performance Latino Americanas, Ex-Teresa Arte Atual (México), Centro Multimídia 102 (França), Casa Pueblo (Uruguay) e Sur Despierto (Argentina). Organizou eventos de arte viva como o V::E::R (parque lage, 2005).
Ministrou cursos de performance em São Paulo, Cuiabá (pela rede de artes visuais da funarte), no México, na Argentina (universidade San Martin) e na EAV Parque Lage(rio de Janeiro).
É sócio da Associação e Ecovila Terra UNA em Liberdade, MG, coordenando o programa de residências artísticas Interações Florestais financiado pelo edital Conexões artes Visuais Funarte/Minc/Patrobrás. www.terrauna.org.br
Em 2001 editou o livro Complexiótica Hermética e em 2008 lançou na Argentina o livro Caminos em parceria com Susana Balan.
Vive e trabalha no Rio de Janeiro e em Liberdade, MG. www.grupoum.art.br


******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário