domingo, 25 de setembro de 2011

Programação: 29 de Setembro a 01 de Outubro/2011

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Setembro / 2011

às 20:30 hs

Plano Sequência
Música / Arte / Experimentações


Plano Sequência consiste em encontros de conversas e apresentações durante todas as quintas, sextas e sábados deste mês de setembro com o intuito de difundir pesquisa, reflexão e ação acerca da música experimental e da arte sonora. Os encontros de conversas estarão focados em referências e contextos históricos, globais e locais. As apresentações serão realizadas por músicos e artistas visuais.
Para a ocasião será publicado um zine com textos de teóricos e críticos de arte e de música, além de imagens de obras de artistas convidados. Esta publicação será vendida como início de uma campanha de apoio colaborativo ao Plano B Lapa.
O evento surge para comemorar a criação da Associação Cultural Plano B Lapa que se estabelece dessa forma visando o fomento da cena de experimentações em música e arte contemporânea na cidade do Rio.

O evento surge para comemorar a criação da Associação Cultural Plano B Lapa que se estabelece dessa forma visando o fomento da cena de experimentações em música e arte contemporânea na cidade do Rio de Janeiro.

Idealização: Beatriz Lemos
Curadoria: Beatriz Lemos e Fernando Torres
Produção: Fátima Lopes

******************************************

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Quinta-feira, 29/09

às 20:30 hs

“Arte sonora e sistema de arte”

Daniela Labra e
Romano
mediação de Mary Fê



Daniela Labra
Curadora independente e crítica de arte, doutoranda em História e Crítica de Arte pelo PPGAV/EBA-UFRJ. Dirigiu o Festival Performance Arte Brasil, MAM RJ, em 2011 e criou com a Galeria Vermelho (SP) a mostra de performance arte Verbo, em 2005. Curadorias selecionadas: Performance Presente Futuro Vol I, II e III, Oi Futuro, RJ (2008-2010); Recordações de Uma Paisagem Não Vista, CCBNB Fortaleza e Cariri, (2009); Investigações Pictóricas, MAC Niterói, RJ (2009); Espaços Reversíveis, Museu Histórico de Sta. Catarina, SC (2008); Fabulosas Desordens, Caixa Cultural, RJ (2007); Juha Nenonen e Miklos Gaál, Centro Mariantonia, SP (2006); Perambulação, 2a Bienal Intl. de Arquitetura de Rotterdam (2005). Membro editorial da Revista Número (SP) de 2003 a 2010. Editou a série de livros Performance Presente Futuro, 2009-2011 pela Coleção arte e tecnologia (Oi Futuro) e é autora do livro Wanda Pimentel (Museu de Arte Contemporânea de Niterói), 2010. Vive no Rio de Janeiro.

Romano
Vive e trabalha em Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil.
Artista Sonoro, criou o programa de rádio Oinusitado, realizado pelos convidados, que foi
um ponto de encontro da cena de arte sonora carioca de 2002 a 2004. Trabalha com intervenções urbanas e sonoras, abertas a participação e produzidas pelo proprio público. Produz a partir do imáginário da multidão objetos ou ações sonoras, voltadas para os passantes.
Em 2010 produziu o projeto INTRASOM no MAM -RJ e participou da exposição coletiva Voces
Diferenciales em La Habana, Cuba. Em 2009 participou da 7a Bienal do Mercosul “ Grito e
Escuta”. Esteve na Mostra Desenho das idéias com a ação sonora “Crude” composta por Guilherme Vaz, usando a arquitetura do museu como instrumento para executar a composição musical e na Mostra Absurdo com os Chuveiros Sonoros. Ganhou em Dezembro o Prêmio Interações Estéticas da Funarte com o trabalho Sapatos Sonoros. Em 2008, Participou da exposição "Nova Arte Nova" e da coletiva "Arte e música". Ganhou a Bolsa de Estímulo as Artes Visuais da Funarte com o projeto "Lugares e Instantes" de intervenção urbana, e o Prêmio Projéteis de Arte Contemporâneacom a performance "S.W.O.L, Sample Way of Life", um desfile de moda com roupas “ fake “ compradas no camelódromo, realizado com uma apresentação ao vivo de rappers da periferia. Em 2007 produziu a performance com a mochila sonora "Falante" premiada no Salão de Abril, Fortaleza, e que participou da mostra "Futuro do Presente" no Itaú Cultural em São Paulo.

Mary Fê
artista sonora, performer e sound designer, graduada em Comunicação Social pela UFRJ. Dedica-se à pesquisa audiovisual e à performance musical DIY (“faça você mesmo”). Advinda do teatro e de bandas pop rock eletrônicas cariocas, em 2009 descobre a Arte Sonora e a Performance como ferramentas ideais na prática da experimentação cênica. Seus 3 trabalhos realizados de 2009 a 2011 (Solucionática, Meu Pequeno Terrorismo de Bolso e Bloco Lo-Fi com amps na lata de batata Pringles) utilizam referências populares, buscam simbolicamente uma mitologia brasileira cosmopolita cotidiana, usam gadgets subutilizados, ressimbolizando referências mundiais e as reprocessando sempre de maneira irônica.

******************************************

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Sexta-feira, 30/09

às 20:30 hs

Juliana Borzino, Barrão e Felipe Giraknob



Juliana Borzino
Graduada pela Escola de Belas Artes – UFRJ), frequentou cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Seu trabalho permeia pela fotografia, desenho e colagem. Trabalha também com arte-educação e pesquisa.


Barrão

Barrão é artista plástico nascido no Rio de Janeiro onde vive e trabalha.

É integrante do Chelpa Ferro e gosta de improvisar.

http://www.chelpaferro.com.br/


Felipe Giraknob
Envolvido em coletivos de improviso livre e avant rock. Interessado em musica eletroacustica e free jazz. Vem relizando a alguns anos gravações e apresentações com artistas e coletivos da cena carioca e de outros estados do Brasil.

******************************************

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Sábado, 01/10

às 20:00 hs

Plano aberto: performances e intervenções
+
Lançamento do zine

Alexandre Gwaz e Guto Bellucco * Analu Cunha * André Amaral * André SheiK * Bob N * Cristina Ribas * Daniela Mattos * Denise Alves-Rodrigues * Domingos Guimaraens * Franz Manata e Saulo Laudares * Hugo Richard e Natali Tubenchlak * Icaro dos Santos * Julia Pombo * Juliana Cerqueira * Lilian Zaremba * Opavivará! * Paulo Vivacqua * Recibo23 (Traplev) * Ricardo Siri * Thais Medeiros * Tiago Rivaldo * Zarthus de Babalon

co-produção: Fabíola Neves e Pontogor
******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário