domingo, 11 de setembro de 2011

Programação 15 a 17 Setembro/2011

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Setembro / 2011

às 20:30 hs

Plano Sequência
Música / Arte / Experimentações


Plano Sequência consiste em encontros de conversas e apresentações durante todas as quintas, sextas e sábados deste mês de setembro com o intuito de difundir pesquisa, reflexão e ação acerca da música experimental e da arte sonora. Os encontros de conversas estarão focados em referências e contextos históricos, globais e locais. As apresentações serão realizadas por músicos e artistas visuais.
Para a ocasião será publicado um zine com textos de teóricos e críticos de arte e de música, além de imagens de obras de artistas convidados. Esta publicação será vendida como início de uma campanha de apoio colaborativo ao Plano B Lapa.
O evento surge para comemorar a criação da Associação Cultural Plano B Lapa que se estabelece dessa forma visando o fomento da cena de experimentações em música e arte contemporânea na cidade do Rio.

O evento surge para comemorar a criação da Associação Cultural Plano B Lapa que se estabelece dessa forma visando o fomento da cena de experimentações em música e arte contemporânea na cidade do Rio de Janeiro.

Idealização: Beatriz Lemos
Curadoria: Beatriz Lemos e Fernando Torres
Produção: Fátima Lopes

******************************************

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Quinta-feira, 15/09

às 20:30 hs

"Influências e referências históricas da arte sonora e música experimental"

Cecilia Cotrim e Ruy Gardnier
mediação de André Amaral



Cecilia Cotrim
Trabalha com ensino e pesquisa em história da arte contemporânea, no Programa de pós-graduação em História Social da Cultura, Departamento de História, PUC-Rio. Tem artigos publicados em diversos veículos. É doutora em História da Arte pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne.

Ruy Gardnier
É editor do blog de crítica musical Camarilha dos Quatro (camarilhadosquatro.wordpress.com), pesquisador de cinema para o Tempo Glauber, crítico de cinema para o jornal O Globo e co-curador do Festival Cinemúsica. Fundou em 1998 a revista eletrônica de cinema Contracampo, desempenhando a função de editor até 2008. Foi curador de retrospectivas cinematográficas de Rogério Sganzerla, Julio Bressane,cinema brasileiro dos anos 90 e Rainer Werner Fassbinder, entre outros.Foi editor do catálogo das mostras Retrospectiva John Ford e Revisão do Cinema Novo, entre outros. Foi professor de Linguagem Cinematográfica na Escola Darcy RIbeiro (2005-2007) e ministrou diversas oficinas de crítica cinematográfica.

André Amaral
Mestre em linguagens visuais pela UFRJ e DJ da Festa GANGBANG, participou durante vários anos do coletivo LA RICA, que foi convidado na última Bienal de São Paulo. Participou individualmente também da última Bienal MERCOSUL com sua obra “Capital pancadão” no módulo RADIOVISUAL com curadoria de Lenora de Barros.
Foi dj da Mc Xuparina e participa ativamente de conluios artísticos visuais e sonoros das mais diversas naturezas.
Acredita em modulações, vibrações e ondas e na desmaterialização de tudo que seja sólido.
Vive e trabalha no Rio de Janeiro

******************************************

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Sexta-feira, 16/09

às 20:30 hs

Luis Andrade / Leo Alves / Pontogor


Luis Andrade
Artista plástico – Poeta – Professor de Artes – Graduado em Educação Artística (História da Arte) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrando da Escola de Belas Artes da UFRJ.


Leo Alves
Carioca desde 78, começou sua vida musical profissional compondo trilhas para teatro e curta-metragens. Ao ingressar no bacharelado em composição passou a escrever para outras formações e em 2006 lançou seu primeiro CD solo pela extinta Pralaya Records de Nova Iorque com mistura de sonoridades eletrônicas, eletroacústicas e camerísticas. É professor de violão em escolas públicas e particulares. Suas peças instrumentais também são apresentadas em concertos diversos. Já lançou compactos pelas net-labels Menthe de Chat (Rio de Janeiro, Brasil), TLHOTRA (Gävle, Suécia) e OFF/BRUMA (França-Portugal). Atualmente ministra aulas de música na escola do SESI de Resende (RJ).

Pontogor
Cursou pintura na EBA/UFRJ. Estudou na EAV/Parque Lage e participou de diversos grupos de estudos.Desde 2005 sua pesquisa tem foco em meios como: vídeo, performance, som e instalação. Em processos peculiares, seus trabalhos são desenvolvidos com equipamentos como: TVs velhas, vitrolas, VCRs, câmeras VHS e eletrônicos modificados. Sempre usando o erro e o acaso como ferramentas.Em 2007 ganhou o Prêmio Prodem na Bienal Internacional Siart em La Paz, Bolívia, com a vídeo instalação PIANOS.
Participou dos programas de residência: Batiscafo em La Habana, Cuba; 4Territórios em Brasília; Encontro V::E::R. Terra UNA, Minas Gerais.

******************************************

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Sábado, 17/09

às 20:30 hs

Mostra de vídeos

Complementando a palestra de quinta-feira.
curadoria do Plano B Lapa.


******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário