quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Programação da semana: 05/11 a 06/11

Música
Plano B Live Sessions

OUTRO RIO V
exterpretações sonoras de um imaginário selecionado


O Festival Outro Rio, dentro de sua já tradicional postura de estar sempre aberto a novas formas e experiências, decidiu inovar radicalmente nesta quinta edição, realizando um projeto completamente concordante com as tendências midiáticas atuais, no caso a sonorização real-time de material video/filmográfico. Filmes e vídeos selecionados com curadoria de Ruy Gardnier foram sorteados e serão disponibilizados aos artistas/grupos participantes dois dias antes de suas performances, sendo permitido a estes editar, processar ou modificar o material visual livremente de acordo com suas idéias/necessidades, previamente ou durante as performances, desde que não se ultrapasse a duração original.

http://www.menthedechat.net/outrorio/
******************************************

Sexta-feira, 05/11

às 21:00 hs

nulltraces

nulltraces é Paulo Dantas, Rafael Sarpa e Renato Godoy.

Paulo Dantas tem se interessado pela prática de improvisação coletiva, por diferentes modalidades de performance e pela pesquisa com diversos meios de produção de sons e estratégias de notação. Vem se apresentando regularmente como compositor, intérprete e improvisador em importantes eventos nacionais e internacionais.

Rafael Sarpa possui formações e interesses em campos variados como a psicanálise, composição experimental e a arte performática. Desenvolve pesquisa sobre o uso de ruído enquanto impactação tátil nas estéticas do movimento futurista, da 1a. onda do movimento industrial, do power electronics, noise japonês, entre outros. Divide, com J.-P. Caron o duo de música eletrônica extrema -notyesus>, onde trabalham expansões na percepção temporal mediante impactos corporais em ambientes sonoros aversivamente imersivos. Neste IV Outro RIo, pretende explorar sutilezas e asperezas do uso da voz enquanto instrumento combinado a fatores de intenso desgaste físico e mental.

Renato Godoy é baterista e engenheiro de áudio, influenciado pela música avant-free-noise-improv e há algum tempo explorando fontes eletrônicas onde usa o feedback de sinais como ferramenta base para criação de ritmos e camadas de ruído.
Participou das bandas Bossal e Muwei onde pode,durante 9 anos,desenvolver e direcionar sua música.

Vídeos : Yuriy Borisovich Norshteyn

*********************************************

Sábado, 06/11

às 21:00 hs

Fratura + Felipe Norkus


O trabalho de Pedro Moraes e Eduarda Estrella, trabalhando juntos sob o nome Fratura, investiga o espaço entre linguagem, objetos e processos e o potencial de transformação em jogo no processo de publicação.
Publicações essas que não ocupam uma função de meramente relatar algo, mas em sim são entidades auto-sustentadas.
Ás vezes como maneira de dar conta de um assunto especifico como é o caso de "Cocoon/Casulo" que investiga os diversos significados e interpretações para o termo "transformação" através de colagens que em si investigam a colagem como forma de transformação.
Em outros casos é uma forma de tornar palpavél um processo abstrato como no caso do livro 3'52'' que é um score (partitura) para um trabalho que tem o formato de som.

Felipe Norkus, está se graduando em design na PUC-RJ. Largou o design formal para estudar sistemas autônomos na geração de imagens. Participa de um grupo de pesquisa (CO-OS), criado pelo I-DAT ( Plymouth,UK), junto com outros artistas. Além de integrar o PDObjeto, grupo de improviso que se utiliza do Pure Data como sua plataforma principal.

Vídeos : Jaromil Jireš

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário